FESTA DE INSTALAÇÃO (FLISOL) no CONSEGI

Antes de mais nada, uma festa da instalação é um evento de sociabilização, que reúne pessoas com intuito de realizar instalações de aplicativos e Sistemas Operacionais de código livre e aberto. É um momento para troca de conhecimento, ideias e dicas das comunidades envolvidas com Software Livre para o público interessado e iniciante, o que ajuda na construção e fortalecimento das comunidades locais. No CONSEGI, com apoio da organização do FLISOL-DF, será possível instalar sistemas abertos não só em computadores pessoais, mas também em tablets. Participe e conheça um pouco mais das possibilidades do software livre. Aprenda a instalar e a usar as principais ferrametas para um desktop pessoal. Saiba como instalar jogos e se divertir com software livre.

 

A quem se destina?

A todos os interessados no mundo do software livre: aos iniciantes, experientes, entusiastas, profissionais… Enfim, a todos que desejam aprender, experimentar, atuar e compartilhar conhecimento sobre as tecnologias do Software Livre e Aberto.

 

Programação no CONSEGI:

13 a 15/8, de 9h às 17h. Sala: DT 06

O FLISOL DF 2013 – Um evento de colaboração e compartilhamento de conhecimento!

O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre é um festival anual de instalação de software livre, gratuito e aberto a toda a comunidade, realizado desde 2005 em diversos países da América Latina, inclusive no Brasil. O evento tem o propósito de promover o uso de softwares livres e a integração de comunidades de usuários de software livre em todos os países da América Latina.

 

O Distrito Federal entrou em 2013 nessa maratona pela 8ª vez. A América Latina toda neste dia esteve conectada ao mesmo tempo falando sobre um mesmo tema! É o maior evento colaborativo descentralizado do mundo!

 

O FLISOL 2013 aconteceu no dia  27 de abril de 2013 (último sábado do mês) entre os horários de 08:00 hrs e 18:00 hrs. São diversas cidades na América Latina ao mesmo tempo debatendo Software Livre.

 

Em Brasília ele foi realizado no Centro Universitário IESB OESTE, em Ceilândia e chegou a marca histórica de mais de 5 mil pré-inscritos e obteve o número recorde de mais de 2500 presentes. Foram 61 palestras e 21 wordkshops.

 

O FLISOL busca estreitar e ampliar o contato de usuários de computadores com o mundo do Software Livre. O evento permite que as pessoas conheçam outros usuários, troquem dúvidas e compartilhem conhecimento.

 

A instalação de Software Livre é feita de forma gratuita por voluntários tecnicamente preparados para tal procedimento. Aplicativos livres também foram instalados nos computadores, independendo do sistema operacional, sendo observadas a compatibilidade do aplicativo com o sistema em questão.

 

Como objetivos primordiais do evento podemos destacar:

  • A promoção do uso de Software Livre em geral e da adoção de sua filosofia de colaboração e compartilhamento de conhecimento em todas as áreas, especialmente na educação;

  • A criação e o estabelecimento de novas interações entre usuários e desenvolvedores;

  • A promoção da autoria por meio da realização de palestras e minicursos com a participação social de toda a comunidade;

  • A aproximação de novos usuários do software livre com apoio na instalação de softwares;

  • A participação cidadã colaborativa e o desenvolvimento de novas competências tecnológicas;

  • O desenvolvimento de novas tecnologias e a ampliação de novos mercados tecnológicos.

 

Vídeos e fotos

Conheça a galeria de fotos e vídeos do FLISOL:

1) http://flisoldf.blog.br/2013/videos/

2) http://flisoldf.blog.br/2013/fotos/

Referências:

1) http://flisol.net/FLISOL2013/Brasil/Brasilia

2) http://flisoldf.blog.br/2013/

 

Organização da atividade:

Coordenação Brasileira do FLISOL

Prof. Ronald Costa – IESB

Prof. Eustáquio Mendes Guimarães – IESB

 

Palestra da Organização Brasileira no CONSEGI: http://goo.gl/gAnafC

Coordenação do FLISOL-DF

Prof. Gleison Soares – Faculdade JK