Objetivos

O Festival Latino americano de Instalação de Software Livre é um festival anual de instalação de software livre, gratuito e aberto a toda a comunidade, realizado desde 2005 em diversos países da América Latina, inclusive no Brasil. O evento tem o propósito de promover o uso de softwares livres e a integração de comunidades de usuários de software livre em todos os paí­ses da América Latina. O Distrito Federal entrará nessa maratona pela 8ª vez.

A instalação de Software Livre é feita de forma gratuita por pessoas tecnicamente preparadas para tal procedimento. Aplicativos livres também são instalados nos computadores, independendo do sistema operacional, sendo observadas a compatibilidade do aplicativo com o sistema em questão.
O FLISOL busca estreitar e ampliar o contato de usuários de computadores com o mundo do Software Livre. O evento permite que as pessoas conheçam outros usuários, troquem dúvidas e sugestões.
Como objetivos primordiais do evento podemos destacar:
  • A promoção do uso de Software Livre em geral e da adoção de sua filosofia de colaboração e compartilhamento de conhecimento em todas as áreas, especialmente na educação;
  • A criação e o estabelecimento de novas interações entre usuários e desenvolvedores;
  • A promoção da autoria por meio da realização de palestras e minicursos com a participação social de toda a comunidade;
  • A aproximação de novos usuários do software livre com apoio na instalação de softwares;
  • A participação cidadã colaborativa e o desenvolvimento de novas competências tecnológicas;
  • O desenvolvimento de novas tecnologias e a ampliação de novos mercados tecnológicos.